domingo, 19 de dezembro de 2010

EXPANSÃO COLONIAL EUROPEIA NOS SÉCULOS XVII E XVIII

Neste período, século XVII e XVIII, o Mundo era dominado por Portugal, França, Espanha, Holanda e Inglaterra. Na primeira metade do século XVII a HOLANDA era a grande potência pois Hugo Grotius conseguiu permitir a livre circulação dos mares (Mar Liberum). A partir da segunda parte do século XVII a INGLATERRA passou a dominar completamente o Mundo, devido aos Actos de Navegação e de uma política mercantilista e proteccionista de Oliver Cromwell, que não permitia a entrada de outras embarcações nos seus portos que não fossem inglesas.
Como podemos visualizar no mapa, estes países, do velho continente, possuíam grandes impérios coloniais.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Hugo Grotius, o defensor da liberdade dos mares

A Holanda conseguiu afirmar-se como a grande potência europeia no fim do século XVI. Foi graças ao holandês, Hugo Grotious (1583-1645), o criador da legitimação da liberdade dos mares (Mare Liberum). Conseguiu acabar assim com a politica do Mar Clausum decidida no tratado de Tordesilhas em 1494 entre Portugal e Espanha. A Holanda, a partir do século XVII, começou a dominar o comércio oceânico passando por uma fase de prosperidade.

'' O debate entre nós e os Espanhóis incide sobre os seguintes pontos: o mar imenso e sem limites poderá ser pertença de um só reino? Uma nação terá o direito de proibir às outras de vender, trocar ou entrar em relação com outros povos ? Uma nação poderá dar o que nunca lhe pertenceu ou descobrir o que pertencia já a outrem? Uma injustiça flagrante poderá tornar-se, com o tempo, um direito? ''
  Hugo Grotius; Mare Liberum, 1609


Oliver Cromwell, o responsável pelo poderio marítimo inglês

A afirmação da superioridade política e económica da Inglaterra aconteceu na segunda metade do século XVII com o governo republicano de Oliver Cromwell (1599-1658). Cromwell aproveitou algumas medidas mercantilistas criadas pelo francês Jean Baptiste Colbert (1619-1683) ministro de Luís XIV. Além das várias medidas que Cromwell adoptou, também criou outras que iriam mudar o poderio marítimo inglês. Os Actos de Navegação apenas permitiam a entrada de mercadorias estrangeiras, em Inglaterra, se estas fossem transportadadas em navios ingleses ou em navios do país de origem dessas mercadorias. Assim a Inglaterra ficou sem concorrência da Holanda tornando-se a nova potência europeia.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O Tratado de Tordesilhas e a política do Mar Clausum

No fim do século XV o mundo conhecido era disputado por dois países Ibéricos: Portugal e Castela (actual Espanha). Foi com o Tratado de Tordesilhas assinado em 1494 que o mundo ficou dividido em duas partes. Todas as terras descobertas e a descobrir para oriente ainda com uma parte do Brasil até ao sudoeste asiático eram portuguesas. As restantes a ocidente incluindo a maior parte da América do Sul e do Norte, todo o Oceano Pacífico e ainda Manila na zona asiática eram castelhanas.
O Tratado de Tordesilhas defendia assim a política do Mar Clausum, mar fechado à navegação estrangeira, navegando somente Portugal e Castela. Uns séculos mais tarde a política do Mar Liberum criada por Hugo Grotius vai por fim à política do Mar Clausum colocando em decadêcia os países Ibéricos.