quarta-feira, 13 de abril de 2011

As novas fontes de energia

O carvão e a força do vapor eram as energias mais utilizadas no princípio do século XIX. Mas a partir da segunda metade do século XIX, o surgimento do petróleo e da electricidade proporcionaram uma maior depêndencia do homem face às máquinas. É nos EUA que se vai perfurar o primeiro poço de petróleo em 1859 na Pensilvânia. O petróleo irá ser benéfico na produção de plásticos, tintas, vernizes, perfumes, tecidos, insecticidas e mais tarde utilizado como combustível nos automóveis.
 
Primeiro poço de petróleo na Pensilvânia, EUA, 1859
 
A elecricidade foi a outra energia que, juntamente com o petróleo,se revelou muito importante no decorrer do século XIX. A electricidade passou a ser utilizada em fins domésticos com a invenção da lâmpada de filamentos por Thomas Edison e em pouco tempo em iluminação de rua. As grandes cidades ganharam uma nova vida com a iluminação à noite, aumentando o nivel de segurança das pessoas, diminuindo os roubos. A electricidade foi substituindo o carvão muito lentamente como força motriz, e marcou a era industrial como uma das maiores descobertas.
   
Fábrica lampâdas, fundada por Thomas Edison em 1889

 

terça-feira, 12 de abril de 2011

As indústrias do século XIX

No seguimento da Segunda Revolução Industrial, a indústria siderúrgica e a química foram as que tiveram um maior crescimento. A indústria siderúrgica teve consideráveis avanços com a possibilidade de transformar o ferro em aço, através de um conversor inventado por H. Bessemer, que era muito mais eficaz e barato. Por outro lado a indústria química também revolucionou o século XIX com descoberta de matérias corantes como o violeta de anilina e a alizarina descobertas por W.H.Perkin que irão revolucionar a indústria tintureira. Na indústria química também surgiram produtos próprios como os insecticidas, os fertilizantes e os medicamentos. Na Europa, a Alemanha foi o país com maior número de indústrias siderúrgicas e químicas. As fábricas Krupp e Thyssen destacam-se no sector siderúrgico. As fábricas Badische Anilin und Soda Fabrik (BASF) e a Friedr.Bayer & Co. são as que se destacam no sector químico.

 Fundição do ferro - Fábrica Krupp em 1873
 

 
Fábrica Bayer - produção de medicamentos, por exemplo a aspirina


A Segunda Revolução Industrial

A expansão da Revolução Industrial também designada por Segunda Revolução Industrial, aconteceu na segunda metade do século XIX e teve maior impacto nos EUA, onde também se destacam alguns países da Europa. Houve uma ligação entre a ciência e a técnica onde uma e outra eram fundamentais para o progresso da indústria. As universidades da altura assumem um papel fulcral para o desenvolvimento da indústria, formando técnicos especializados na investigação científica.